recaa.org

Recaa: Estratégias e Próximos Passos para a Restauração da Caatinga são Definidos em Encontro de Membros

Pessoa fonte: Iara Carvalho

Um encontro realizado em setembro de 2023, reuniu os membros da Rede para Restauração da Caatinga (Recaa) com o intuito de traçar novas estratégias e definir os próximos passos para a articulação do coletivo biomático. A reunião ocorreu durante o III Seminário de Intercâmbio entre Projetos de Recuperação da Vegetação em Unidades de Conservação na Caatinga, promovido pelo GEF terrestre; e foi marcada como o segundo encontro presencial do grupo, que se iniciou em 2022, na IV Conferência da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE). A ação contou com integrantes representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), World Resources Institute (WRI Brasil), Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA – UNIVASF), Instituto Florestar, Associação Murundu e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Socioambiental (IDESA).

A primeira atividade consistiu na estruturação dos cargos de governanças estipulados para a Rede; cada membro manifestou seu respectivo interesse nas categorias de (1) Conselho, (2) Secretaria Executiva e Comitês/GTs, este último subdividido em técnico-científico, dados geoespaciais e comunicação. A definição da Secretaria Executiva foi realizada em consenso, tendo como representante mais votada Ana Claudia Destefani, bióloga, Mestre em Conservação da Natureza, e atualmente Coordenadora de Economia Regenerativa da Associação Comunitária Murundu. Apesar da designação, Ana enfatizou a necessidade do auxílio de todos os envolvidos durante sua gestão, destacando a importância de prezar sempre por rotas que levem em conta o ponto de vista do coletivo. Em seguida, Mateus Senta, representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA), ressaltou sobre a disponibilidade de um auxílio subsidiado pelo GEF Terrestre, para a construção de um referencial teórico, e um protocolo de monitoramento baseado em boas recomendações para as práticas de restauração ecológica na Caatinga.

O intuito é utilizar esses dados para compor futuramente o banco de dados do WEB Ambiente, sistema interativo de informações desenvolvido para apoiar as decisões durante o processo de adaptação ambiental da paisagem rural. Por fim, os membros explicitaram sobre a necessidade de criação de um evento oficial de lançamento da Rede, objetivando a captação de novos membros e a divulgação do coletivo. O encontro ocorrerá de forma remota, em fevereiro de 2024, e terá todas as informações divulgadas nas redes sociais da Recaa (@recaa). Fique ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *