recaa.org

Unidades Ecorregionais

As ecorregiões serão as zonas de governança da RECAA, para organização dos membros, direcionamento das ações, articulações e negociações e serão baseadas na natureza, que é um dos princípios da RECAA.
Nessa proposta as regiões de governança da RECAA serão baseadas na diversidade biológica da Caatinga, vamos nos organizar como a flora da Caatinga, que se organiza pela variação da aridez.
Essas subregiões vegetais apresentados por Silva e Souza (2018) e organizadas na oficina participativa com especialistas da Caatinga para elaboração das áreas prioritárias para recuperação da vegetação nativa na Caatinga, Pampa e Pantanal (GAEA; IIS, 2023) determinou o potencial de redução do risco de colapso de 10 ecorregiões que formam a Caatinga e se expressam pela distribuição de sua flora (Anexo 1).
Esse estudo foi escolhido como métrica por ter nascido de um processo participativo no bioma Caatinga e ser o estudo mais recente que regionaliza a Caatinga em áreas prioritárias para recuperação da vegetação nativa.

Para a RECCA, as 10 ecorregiões foram agrupadas em cinco para facilitar o fluxo de governança, desta forma, baseado na flora da caatinga foi dividida as ecoregiões da RECAA:

Ecorregião 1 | Tucanejo
Caatingas do Planalto Sertanejo
Caatingas do Tabuleiro Tucano-Recôncavo

Ecorregião 2 | Depressão Sertaneja
Caatingas das Depressões Sertanejas
Caatingas do Leste

Ecorregião 3 |
Caatingas de Chapada e Transições Interplanálticas
Caatingas do Complexo Ibiapaba-Araripe

Ecoregião 4 | Velho Chico
Caatingas das Dunas do São Francisco
Caatingas do Alto Médio São Francisco

Ecoregião 5 | Sincorá
Caatinga do Núcleo da Chapada Diamantina
Caatinga da Periferia da Chapada Diamantina