Os Grupos de Trabalho (GT’s) representam as subdivisões dos esforços da RECCA para alcançar os objetivos de restauração da Caatinga, unindo esforços coletivos e diferentes conhecimentos.
Estreitar relações com os territórios da Caatinga e trazer sua expressão em forma de mapeamento territorial (Unidades Regionais), sinergias em projetos por territórios, fortalecimento de organizações de restauração e engajamento para a inclusão dos povos da Caatinga.
Mobilizar e articular iniciativas que visam a ampliação da escala da restauração no bioma Caatinga, unindo esforços coletivos e recursos e apoiando políticas públicas para promover a restauração e conservação no Bioma Caatinga a longo prazo.
Planejamento e monitoramento territorial do bioma para reportes da restauração. Curadoria e manutenção de bases de dados com a finalidade de dar suporte às atividades, monitoramento e pesquisas da Rede. Suporte técnico e capacitação para os membros da Rede na coleta, tratamento e armazenamento de dados.
Sistematização e articulação da difusão de conhecimento técnico sobre a restauração do bioma Caatinga e unidades regionais.